sábado, 6 de agosto de 2011

Histórias de papai

"Histórias de Papai" é uma narrativa da acadêmica Ana Paula Kinas Tavares, do 2° ano de Letras, para a disciplina de Língua portuguesa.

Histórias de papai

Na primeira noite em nossa nova casa, papai me fez dormir contando a conquista da América. Papai me fazia careta para mostrar a fúria dos espanhóis, e fechava os olhos ao dizer que vieram cegos de cobiça. Fiquei triste ao saber que menosprezaram cidades, templos e obras de arte. Perguntei o nome dos povos, e papai sabia de cor, ele disse que são povos bastante estudados, já que tiveram seus impérios destruídos. Lembro-me bem: astecas e incas.
Na noite seguinte, papai me encantou falando dos maias, outro povo que habitou a América, mas que sumiu 600 anos antes dos espanhóis chegarem. Foi um povo ainda mais complexo e poderoso. Segundo papai, eles conheciam o algarismo zero muito antes dos europeus, e construíram cidades monumentais no meio da selva. Pena que meu sono demorou a chegar, não era medo da nova casa, era o tal desaparecimento misterioso daquele povo.
Na manhã seguinte, pedi à mamãe que me ajudasse a encontrar nos livros onde os maias viveram. Papai estava certo, eles sumiram há muito tempo e não deixaram rastro. Descobri que habitaram a Península de Yacatán, um apêndice da América Central. Esse apêndice é banhado pelo Mar do Caribe, que hoje é compartilhado por cinco países. Achei incrível os maias terem sido cinco milhões, mas mamãe não deu bola, sentiu-se mal ao atender o telefone. Papai estava no hospital. Nessa noite eu não dormi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário